A partir de segunda-feira (11), as pessoas que moram no Paranoá, Paranoá Parque, Itapoã e Itapoã Parque contarão com duas linhas de ônibus novas, além de mais opções de viagens e mudanças nos trajetos para melhorar o transporte coletivo.
As novas linhas — 100.7 (Paranoá Parque/W3 Sul – Ponte JK) e 101.2 (Paranoá/W3 Norte) — fazem parte da divisão dos atendimentos dessas regiões. O Itapoã terá um aumento de 38 viagens diárias na linha 0.759, enquanto a linha 0.101 será desativada.
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), 14 linhas foram modificadas, com mais viagens e mudanças nas rotas. No total, são 118 viagens extras nos dias de semana, 12 aos sábados e 14 aos domingos, beneficiando principalmente quem viaja para o Plano Piloto. A frota da região também ganhou 14 ônibus novos.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, disse que as alterações são feitas para atender os pedidos dos moradores e melhorar a mobilidade.
“A Semob está sempre atenta às necessidades da população e acompanha constantemente as linhas para fazer ajustes que melhorem o transporte, especialmente nas áreas que mais precisam,” afirmou.
Mudanças e novos caminhos dos ônibus
Além do aumento no número de viagens, vários trajetos foram ajustados. Todas as linhas que atendem o Itapoã Parque passarão pela Avenida Central até o Cras. No Paranoá Parque, as linhas circulares 0.784 e 141.2 terão o caminho estendido para chegar até a UPA local.
A linha 0.763 não vai mais passar pela Avenida Central do Paranoá, seguir por DF-001 e cobrirá toda a L2 Sul.
Com essas alterações, os passageiros terão mais opções de conexão direta com a W3 Norte e a W3 Sul, os tempos de espera devem diminuir e novos pontos importantes nas duas regiões passarão a ser atendidos.
Informações fornecidas pela Semob-DF