A partir de outubro, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, carretas móveis de saúde irão percorrer as regiões administrativas do Distrito Federal para ampliar o acesso a cuidados especializados. Essa iniciativa é resultado da colaboração entre o programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde (MS), e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
A primeira carreta será focada na saúde da mulher, em homenagem ao Outubro Rosa, oferecendo atendimento em Sol Nascente e Ceilândia. Serão realizadas consultas com ginecologistas e exames complementares, com funcionamento por 30 dias consecutivos. A estrutura e os profissionais pertencem ao programa Agora tem Especialistas, e os pacientes atendidos serão aqueles que estão na lista de espera do DF, chamados conforme a gravidade e o tempo de espera.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, ressaltou a importância da ação. “A parceria com o Ministério da Saúde é fundamental para oferecer um atendimento melhor aos nossos pacientes e reduzir as filas. Essa colaboração já trouxe avanços no rastreamento do câncer de colo do útero, na rede nacional de dados em saúde, e agora com as carretas de especialistas”, afirmou.
Para Mozart Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS, a iniciativa aumenta o acesso e diminui o tempo de espera. “Começaremos em outubro com a carreta Saúde da Mulher, oferecendo serviços de prevenção ao câncer de mama, colo do útero e atendimento ginecológico. Essa parceria transforma a espera em cuidado e fortalece a rede de saúde do DF”, declarou.
Além da Saúde da Mulher, outras carretas estão programadas, focando em especialidades como oftalmologia e exames complementares. O cronograma completo será divulgado em breve.
Informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)