A Novacap começou a usar seis caminhões novos do tipo Truck, equipados com caçamba térmica e ferramentas completas para conserto de vias asfaltadas.
A entrega dos veículos ocorreu na Regional da Novacap em Ceilândia, na sexta-feira (12), com a presença do presidente da companhia, Fernando Leite, do diretor de Cidades, Raimundo Silva, do presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Junior, do administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida, e representantes do Governo do Distrito Federal.
Esse investimento vai melhorar o serviço de reparação de asfalto em todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal, conforme os pedidos que forem feitos e verificados previamente. Essa tecnologia já é usada em outros estados e pela primeira vez chega ao DF com caminhões que mantêm a temperatura da massa asfáltica.
Hoje, a massa asfáltica sai da usina a cerca de 170ºC, mas esfria no trajeto, o que diminui a qualidade do conserto. Com os novos caminhões, a massa fica quente durante todo o dia, evitando desperdícios e garantindo melhor aderência, principalmente na época de chuva, quando a infiltração de água acelera o aparecimento de buracos.
Os caminhões têm bica móvel para aplicar a massa de forma precisa, serra para preparar o pavimento e placa vibratória para compactar. Também possuem reservatórios para água e emulsão, além de espaço para ferramentas, tornando todo o processo de reparação possível apenas com um veículo, o que aumenta a eficiência.
Com essa novidade, as equipes vão poder trabalhar em dois turnos. Antes, só era possível trabalhar pela manhã, porque a massa esfriava rápido. Agora, será possível carregar o caminhão de manhã, trabalhar, voltar à usina à tarde para reabastecer e continuar o serviço, até mesmo em áreas distantes como Planaltina. Isso aumenta a produção e reduz o tempo de resposta aos pedidos.
Segundo Walquiria Marra, chefe do Departamento de Regionais da Novacap, a nova frota melhora a eficiência do tapa-buracos, garantindo continuidade na operação, mais precisão e respostas mais rápidas.
O Departamento de Transporte (Detra) será responsável pela execução, atendendo a Diretoria das Cidades pela Novacap. Os caminhões foram contratados da empresa FCB – Transporte Logística e Serviços Gerais Ltda., com contrato de cerca de R$ 20 milhões, válido inicialmente por um ano e possível de ser prorrogado por até cinco anos.
O diretor Raimundo Silva destacou que a intenção é aumentar a frota: em janeiro serão 12 caminhões e, depois, 36 para cobrir melhor todo o DF.
O presidente Fernando Leite explicou que antes o trabalho era manual, com a massa perdendo temperatura no transporte, o que afetava a qualidade. Agora, com os caminhões térmicos, a massa mantém o calor por até 10 horas, aumentando a qualidade do serviço para a população do DF.
Essa melhoria impacta a segurança no trânsito, diminuindo acidentes e danos aos veículos. Durante a chuva, buracos aparecem rápido devido ao desgaste e tráfego intenso, e o atendimento rápido é essencial. Os equipamentos passaram por testes e os servidores foram treinados. A operação completa começa na segunda-feira (15), com equipes compostas por um encarregado e cinco auxiliares.
Com informações da Novacap
