15.5 C
Brasília
quarta-feira, 01/10/2025




Nova variante da Covid circula na França chamada Frankenstein

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.6 °
15.5 °
63 %
1.5kmh
0 %
qua
31 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
32 °
dom
30 °

Em Brasília

Uma nova cepa da Covid-19 tem se espalhado pela França nas últimas semanas. Identificada cientificamente como “XFG”, essa variante é resultado da mistura de diversas linhagens do coronavírus. A campanha de vacinação contra a Covid-19 está marcada para começar na França em 14 de outubro.

Essa variante “XFG” ganhou apelidos que fazem referência ao personagem Frankenstein. Antoine Flahault, professor de Saúde Pública da Universidade de Genebra, em entrevista à RFI, explica: “Ela tem dois apelidos. Alguns a chamam de Stratus e outros de ‘Frankenstein’, provavelmente porque é uma mistura de subvariantes.”

Devemos nos preocupar com essa variante? Ela representa um perigo maior? “Ainda é Covid-19. Não estou dizendo que seja algo insignificante, mas não há motivo para dar um nome que cause alarme. Temos surtos de gripe que também atingem a sociedade, especialmente os idosos. E temos surtos de Covid-19. A diferença é que eles não ocorrem apenas no inverno, podendo surgir no início do outono, como está acontecendo agora.”

Sintomas parecidos com os da gripe

Nas últimas semanas, essa variante tem se disseminado mundialmente e na França. Antoine Flahault acrescenta: “Não sei exatamente quando será o auge dessa onda. Parece que, nos Estados Unidos, a onda está um pouco adiantada em relação à Europa, estando eles atingindo o pico, que não é muito alto.” Ele continua: “É menos relevante do que as ondas anteriores. É possível que, por volta da metade de outubro, alcancemos o pico também na Europa e depois haja uma redução.”

De acordo com Antoine Flahault, os sintomas dessa nova variante da Covid-19 se assemelham aos de uma gripe.




Veja Também