Laura Carneiro destaca a importância de que jovens entre 10 e 18 anos tenham aulas de modalidades esportivas ministradas por profissionais qualificados. Um novo Projeto de Lei (398/25) em análise na Câmara dos Deputados propõe que as aulas de educação física no ensino básico e médio, bem como os serviços de iniciação desportiva, sejam conduzidos exclusivamente por profissionais formados em educação física, com registro nos Conselhos Regionais da categoria.
Essa proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei Geral do Esporte, reforçando o requisito de formação acadêmica específica para os docentes dessa área.
A autora do projeto, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), afirma que é inadequado permitir que pessoas sem a qualificação mínima orientem e treinem jovens em atividades esportivas.
O projeto tem caráter conclusivo e passará pela análise das comissões de Educação, Esporte, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, será necessário aprovação nas duas casas do Congresso Nacional.

