21.5 C
Brasília
quarta-feira, 08/10/2025

Nova rede de frio no HRT aumenta armazenamento de vacinas

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
46 %
1kmh
0 %
qua
33 °
qui
33 °
sex
32 °
sáb
30 °
dom
26 °

Em Brasília

Na última segunda-feira (6), foi reinaugurada a Rede de Frio da Região de Saúde Sudoeste no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Este local é responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para as unidades de saúde dos bairros Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires e Água Quente. A modernização visa melhorar a logística de vacinação, garantindo que as vacinas cheguem corretamente às unidades com segurança.

Segundo Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da Secretaria de Saúde, a Região Sudoeste atende a grande parte dos moradores do Distrito Federal. Com o novo espaço mais moderno, foi possível ampliar a capacidade de armazenamento e melhorar a rapidez e eficiência na distribuição das vacinas.

O que mudou

O local foi reformado para atender às normas de vigilância sanitária e exigências do Ministério da Saúde. O número de refrigeradores aumentou de 12 para 16 unidades com capacidade de 400 litros cada. Novos pisos, bancadas em aço inox e aparelhos de ar-condicionado foram instalados, facilitando a limpeza e conservação do local.

A área administrativa, que conta com cerca de 25 servidores responsáveis pela vacinação e controle de doenças, recebeu novas bancadas e uma sala de reuniões para o Comitê de Transmissão Vertical.

De acordo com Kelly Coelho, chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Região Sudoeste, essas melhorias asseguram o cumprimento das normas sanitárias e a manutenção correta da temperatura das vacinas, garantindo qualidade e uma distribuição segura e eficiente para toda a região.

Além da Rede de Frio Central, que atende o Distrito Federal, a unidade da Região Sudoeste é a maior entre as regionais, alcançando mais de 800 mil pessoas. No local, são guardadas vacinas do calendário básico e imunobiológicos especiais, como imunoglobulinas e soros para emergências, como acidentes com cobras e escorpiões.

Informações da Secretaria de Saúde

Veja Também