A recente ferramenta antifraude lançada pelo Banco Central (BC), conhecida como BC Protege+, bloqueou 263 tentativas de abertura de contas nas primeiras cinco horas após seu início na última segunda-feira (1º/12).
O recurso gratuito possibilita que indivíduos e empresas informem ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) que não desejam que contas sejam abertas em seus nomes ou que seus nomes sejam usados como titulares ou representantes em contas bancárias.
Durante a coletiva para apresentar o BC Protege+, realizada na sede do Banco Central em Brasília, a instituição relatou que foram solicitadas 7,8 mil ativações da proteção nas cinco primeiras horas de funcionamento.
O BC Protege+ foi lançado às 10h para pessoas físicas. Até às 15h, as instituições financeiras realizaram 500 mil consultas ao sistema, das quais 263 identificaram que o CPF consultado estava com a proteção ativada, impedindo a abertura da conta.
Como usar a ferramenta
Para ativar a proteção, é necessário possuir uma conta gov.br com nível prata ou ouro e a verificação em duas etapas habilitada.
O BC Protege+ está disponível no site do Banco Central, acessível pelo caminho: serviços > cidadão > Meu BC. No portal Meu BC, pessoas físicas podem ativar ou desativar a proteção conforme sua vontade.
Pessoa jurídica
Para empresas, sócios, representantes ou colaboradores autorizados podem acessar a área restrita do Meu BC no site do Banco Central, navegando por: serviços > cidadão > Meu BC > BC Protege+.
Com acesso via conta gov.br prata ou ouro e verificação em duas etapas, basta clicar no menu BC Protege+ e selecionar a opção para ativar ou desativar a proteção.
Vale ressaltar que, para que uma empresa abra conta, é necessário que todos os titulares e representantes tenham a proteção desativada em seus CPFs.
Funcionamento na prática
Com essa ferramenta, a segurança do usuário é garantida porque todas as instituições financeiras autorizadas pelo BC são obrigadas a consultar o sistema para verificar se a proteção está ativa antes de abrir uma conta ou incluir um titular ou representante.
Se a proteção estiver ligada, a abertura da conta é bloqueada automaticamente. Caso o usuário deseje abrir uma conta, precisará primeiro desativar a proteção no BC Protege+.
Além disso, o Banco Central permite que os cidadãos visualizem quais instituições financeiras consultaram seus CPFs ou CNPJs e os motivos das consultas. Essa informação fica disponível na seção ‘Histórico de Consultas’ dentro do sistema.

