Magda Chambriard, presidente da Petrobras, declarou em uma nota nesta sexta-feira, dia 3, que iniciar a contratação da 12ª plataforma de Búzios justamente no aniversário da Petrobras é um símbolo forte: representa o empenho e a inovação de gerações de profissionais dedicados ao país. Ela destacou que essa nova unidade vai levar mais gás natural ao mercado brasileiro.
Na mesma data, quando a Petrobras celebrou seus 72 anos, foi lançada a licitação para construir a 12ª plataforma no campo de Búzios que recentemente superou a produção de Tupi, até então principal campo da empresa.
Magda Chambriard afirmou que essa nova unidade vai expandir a oferta de gás natural no Brasil, garantindo uma energia segura, competitiva e essencial para uma transição energética justa. A plataforma P-91 já será construída com soluções para aumentar a produção de gás, reduzir as emissões e melhorar a eficiência energética, o que é um reflexo do compromisso da Petrobras com o desenvolvimento sustentável e a geração de riqueza para o país.
O gás produzido será encaminhado ao Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí, Rio de Janeiro, através do gasoduto Rota 3, até chegar à costa brasileira.
A P-91 será conectada a 16 poços, sendo oito produtores e oito para injeção alternada de água e gás, com capacidade para produzir diariamente 180 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural.
A Petrobras informou que o projeto Búzios 12 visa aumentar a produção do campo, trazendo valor econômico, em parceria com as empresas chinesas CNPC (China National Petroleum Corporation, 3,67%) e CNOOC (China National Offshore Oil Corp, 7,34%), sendo a Petrobras a operadora com 88,99%.
Empresas interessadas em participar da contratação do Búzios 12 terão 180 dias, a partir da publicação da Solicitação de Envio de Propostas (SEP), para enviar suas propostas. A SEP exige que pelo menos 25% do conteúdo seja de origem local.