O Governo do Brasil estabeleceu um acordo entre o Ministério das Comunicações e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para reforçar o Programa Computadores para Inclusão. Este programa tem como objetivo facilitar o acesso à tecnologia para todos no país. A colaboração, que vale por cinco anos, envolve ações em educação, inovação, inclusão digital, aprendizado tecnológico e transformação digital.
Desde o início do programa, mais de 67 mil computadores usados foram doados a cerca de 1,3 mil cidades brasileiras, ajudando a criar mais de 5,3 mil laboratórios de informática. Em 2025, foram entregues 11.473 computadores para todos os 26 estados e o Distrito Federal, o que resultou na criação de 1.120 novos laboratórios em áreas como comunidades indígenas, territórios quilombolas, regiões rurais, ribeirinhas, áreas distantes e bairros urbanos com necessidades.
De acordo com o acordo, o Serpro repassará equipamentos eletrônicos que não são mais usados diretamente ao Ministério das Comunicações. Esses equipamentos serão enviados para os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), onde são reformados, e onde os alunos recebem treinamento em tecnologia da informação e comunicação (TIC). O descarte adequado dos resíduos eletrônicos também é garantido.
Os computadores reformados são destinados a escolas públicas, associações, comunidades tradicionais e organizações sociais em todo o Brasil. Esta iniciativa segue a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos, conforme a Lei nº 14.479/2022, e prioriza grupos em situação de vulnerabilidade social, como povos indígenas e quilombolas.
