21.5 C
Brasília
terça-feira, 17/06/2025




Nova lei promove educação para a cidadania

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
23.7 °
21.5 °
60 %
3.6kmh
40 %
ter
25 °
qua
26 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
28 °

Em Brasília

Veras destaca que a educação deve preparar os alunos para a cidadania ativa.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1577/22, que estabelece a Política Nacional de Educação para a Política e Cidadania. O objetivo é desenvolver habilidades políticas e cidadãs em estudantes da educação básica de escolas públicas e privadas.

Esta política visa:

  • Ensinar os estudantes sobre os princípios do Estado Democrático de Direito;
  • Promover o entendimento dos direitos e deveres individuais e coletivos;
  • Estimular o respeito e a promoção dos direitos humanos;
  • Explicar a estrutura do governo e o sistema eleitoral brasileiro;
  • Valorizar a diversidade de opiniões e posições na sociedade.

A iniciativa será implementada em colaboração entre a União, estados, Distrito Federal e municípios.

O projeto, de autoria do deputado Airton Faleiro (PT-PA), recebeu parecer favorável do relator, deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), que ressaltou a importância da proposta. Segundo ele, a Constituição Federal destaca que a educação deve preparar o cidadão para exercer sua cidadania, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional inclui essa formação como parte essencial da educação básica.

Agora, o projeto seguirá para análise nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.




Veja Também