A capital paulista enfrenta uma semana mais fria até quarta-feira, 31; veja quais serão as temperaturas mínimas até lá
As semanas de frio em São Paulo estão longe de acabar. De acordo com a Defesa Civil, uma frente fria atingirá o estado a partir da próxima segunda-feira, 29. A sensação térmica seguirá baixa até quarta-feira, 31, com previsão de que a temperatura mínima chegue a 1 ºC na Serra da Mantiqueira.
Dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) mostram que essa massa de ar frio deve avançar por São Paulo e diminuirá as temperaturas ao longo do dia, sobretudo para a região central do estado e municípios da faixa leste.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta que a população se agasalhe e cuide das crianças e idosos. “A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, a ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio”, diz o órgão em nota.
Outras orientações são manter os locais abertos para livre circulação do ar — o que evita doenças respiratórias oportunistas — e higienizar as mãos com frequência.
Temperatura na capital e região metropolitana
Na Ccpital e região metropolitana, a expectativa é de 8 ºC para temperatura mínima. A previsão do Climatempo traz a média de máxima de 14 ºC para segunda-feira, 29. A temperatura volta a subir somente na quinta-feira, dia 1º, com mínima de 11 ºC e máxima de 22ºC.
Interior de São Paulo
Em municípios como São José do Campos, Itapeva e Vale do Ribeira, os termômetros podem marcar a mínima de 7 ºC.
População de rua e ações solidárias
Órgãos como a Defesa Civil, Secretaria do Desenvolvimento Social, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Fundo Social do Estado e Metrô realizarão ações sociais para moradores de rua na próxima semana. Haverá a abertura do abrigo temporário na estação Pedro II do Metrô, a partir das 19h na segunda-feira, 29.
“No local, as pessoas contarão com kit dormitório, composto de colchão e cobertor, além de um kit de higiene pessoal, fornecidos pela Defesa Civil. A Secretaria do Desenvolvimento Social acolherá as pessoas e fornecerá alimentação do Programa Bom Prato”, explica a nota do órgão.