O Distrito Federal agora possui a SAMia, uma plataforma gratuita lançada pela Secretaria de Saúde (SES-DF), que usa inteligência artificial para ajudar as pessoas a encontrar os melhores serviços de saúde mental disponíveis na rede pública.
Fernanda Falcomer, subsecretária de Saúde Mental da SES-DF, comenta que, com o aumento da demanda por serviços de saúde mental, é importante otimizar a assistência para garantir que cada pessoa receba o cuidado adequado no lugar certo.
É importante destacar que a SAMia não substitui consultas médicas, acompanhamento psicológico personalizado, diagnósticos ou tratamentos. Seu objetivo é ampliar o acesso à Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
Como funciona a SAMia
A ferramenta está disponível para celular e é fácil de usar, acessível pelo site da SES-DF. O uso é anônimo, sem necessidade de cadastro, sendo solicitado apenas a idade e a região onde a pessoa mora, para indicar os serviços mais próximos com privacidade e segurança dos dados. Pode ser usada para buscar ajuda para si mesmo ou para orientar outras pessoas.
Ao utilizar a SAMia, o usuário responde a questionários baseados em escalas públicas de saúde mental. A inteligência artificial avalia o risco e aponta os serviços mais adequados, como unidades básicas de saúde, centros de atenção psicossocial, ambulatórios especializados e unidades de pronto atendimento. Em casos de emergência, oferece contatos imediatos.
A plataforma oferece triagem automática para ansiedade e depressão, classifica o risco em leve, moderado ou grave, sugere encaminhamentos conforme a região, e disponibiliza conteúdos de apoio. Há também exercícios de respiração, meditação, vídeos motivacionais, materiais educativos e links para o Centro de Valorização da Vida (CVV). Mulheres vítimas de violência doméstica encontram informações sobre direitos, canais de denúncia e locais de atendimento.
Segurança e gestão
Keyla Almeida, especialista em saúde farmacêutica da Subsecretaria de Saúde Mental, afirma que é fundamental usar a inteligência artificial com responsabilidade. Ela destaca que a plataforma foi treinada especificamente para responder sobre saúde mental, evitando riscos de informações incorretas.
Além de ajudar os usuários, o aplicativo gera dados importantes para a SES-DF, que usa essas informações para melhorar a gestão e planejar os serviços de forma eficaz.
A SAMia foi criada em parceria entre a SES-DF e o Instituto Aplicado de Seleção e Pesquisa (Iasp). O aplicativo segue a legislação distrital que garante atendimento integral e humanizado e respeita a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), protegendo as informações pessoais dos usuários.
*Informações fornecidas pela SES-DF

