26.5 C
Brasília
segunda-feira, 11/08/2025

Nova estrada facilita ida à escola Jardim dos Ipês

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
27.3 °
26.5 °
25 %
6.2kmh
0 %
seg
27 °
ter
29 °
qua
31 °
qui
30 °
sex
30 °

Em Brasília

A pavimentação da estrada que dá acesso à Escola Jardim dos Ipês, localizada em Arapoanga, está quase terminada. O asfalto já foi colocado e agora estão instalando os meios-fios. Na próxima etapa, será construída uma ciclovia. Essa melhoria era muito esperada pela comunidade da escola porque, quando está muito seco, a poeira dificultava o acesso, e na época das chuvas, a lama atrapalhava. Atualmente, a escola atende 115 alunos.

Essa obra foi feita pelo Governo do Distrito Federal em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem, com um investimento de R$ 1,1 milhão. O administrador regional, Sérgio de Araújo, informou que o trabalho será finalizado até o final de agosto. Ele contou que as crianças que vêm da cidade sempre reclamavam da poeira e da lama nas chuvas, e que a administração precisava consertar o caminho com um trator todo ano.

Keila Bento, engenheira responsável pela obra, disse que a preparação do terreno e a pavimentação foram feitas em dois meses. Ela destacou que essa melhoria é muito importante porque vai ajudar as crianças a terem um caminho melhor para chegar até a escola. O serviço foi feito rapidamente e sem problemas.

Comunidade agradecida

Quem trabalha ou estuda na escola está feliz com a melhoria. O diretor, Jefferson Soares da Rocha, disse que a estrada nova traz mais segurança e conforto para os alunos, que antes sofriam com a estrada de terra irregular. Os funcionários da escola também ficaram felizes, pois todos esperavam por essa mudança.

A aluna Tainá dos Santos comentou que a poeira afetava sua saúde, causando alergia, e que agora a estrada será mais fácil para as pessoas chegarem à escola, além de deixar o transporte escolar mais confortável.

Outro aluno, Miguel Nestor Leal de Oliveira, disse que chegou a passar mal no ônibus por causa do caminho ruim, que fazia o ônibus balançar muito.

A professora Lindaura Pinheiro Nunes de Castro explicou que antes da pavimentação, a poeira causava problemas de higiene e saúde, especialmente para crianças com problemas respiratórios. Ela acredita que agora a saúde das crianças vai melhorar e também o acesso para os pais que levavam os filhos à escola.

A funcionária da cozinha, Kellen Cristina dos Anjos Vigilato, contou que a poeira dificultava a limpeza do local, mas agora ficou mais fácil manter a cozinha limpa.

O investimento de R$ 1,1 milhão foi uma emenda parlamentar do deputado distrital Pepa, que destacou a importância de melhorar os caminhos até as escolas para facilitar a vida dos alunos.

Informações da Agência Brasília.

Veja Também