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segunda-feira, 01/09/2025

Nova Ciclovia no Lago Sul melhora mobilidade no DF

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Em Brasília

As obras para construir uma nova ciclovia no canteiro central do Lago Sul já começaram. O primeiro trecho está sendo feito entre a QL 02, perto do balão do Aeroporto Internacional de Brasília, e o Centro Comercial Gilberto Salomão. Essa ação faz parte do Programa Vai de Bike, que tem como objetivo ampliar e melhorar as ciclovias no Distrito Federal, com um investimento de R$ 175 milhões.

O anúncio foi feito em março por Valter Casimiro, secretário de Obras do DF, ao Jornal de Brasília. Depois de terminar as obras no Lago Sul, os trabalhos continuarão no canteiro central do Lago Norte.

“As ciclofaixas atuais vão continuar no lugar. Após finalizar no Lago Sul, começaremos as obras no Lago Norte para dar mais opções seguras aos ciclistas”, afirmou.

Zeno Gonçalves, secretário de Mobilidade do DF, destacou que o objetivo do governo é tornar Brasília um exemplo nacional em ciclomobilidade.

“O programa Vai de Bike incentiva o transporte ativo, conecta melhor as ciclovias e amplia a rede para que seja a maior do Brasil. Queremos alcançar mil quilômetros. Atualmente, temos 70 km em obras, dos quais 12 km já foram entregues. A ciclovia no canteiro central do Lago Sul é a primeira parte dessa iniciativa, e o trabalho continua. Também vamos melhorar a sinalização e a iluminação para estimular o uso da bicicleta no DF”.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Obras e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), com apoio da Novacap, DER e administrações regionais. O foco é tornar as ciclovias mais seguras, integradas ao transporte público e conectadas entre as regiões para incentivar o uso da bike no dia a dia.

Segundo o médico José Antônio Freire, a nova ciclovia oferece mais segurança do que a atual ciclofaixa na via. “Além da segurança, é um lugar mais agradável para passear com a família, pois tem sombra durante todo o trajeto”. Ele ressalta que o único problema são as interrupções causadas por conversões, retornos e postos de gasolina, que exigem atenção constante ao trânsito.

Na reportagem feita de bicicleta, foi possível notar que os meios-fios dos retornos foram removidos ou rebaixados ao longo de cerca de 5 km. A sinalização ainda não foi instalada, mas o asfalto é novo e adequado para ciclovias.

Expansão

Atualmente, o Distrito Federal conta com 727 km de vias para bicicletas em 32 regiões administrativas. Com o programa Vai de Bike, serão construídos mais 270 km, chegando a quase mil quilômetros de ciclovias.

Já foram reformados trechos nas quadras 714/715 Norte, recuperada a ciclovia da W4 Norte, e construídas ciclovias como a do Pistão Sul (8,8 km) e a ligação Esaf–Ponte JK (1,8 km). Obra também está em andamento em pontos estratégicos como Lago Sul, EPIG, Setor Policial e Av. Hélio Prates.

Planejamento e participação popular

A expansão faz parte do processo de atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). Entre agosto e setembro, oficinas temáticas foram realizadas em todas as regiões para ouvir a população sobre as necessidades locais.

O foco é criar uma rede de ciclovias conectada, segura e confortável, que permita a integração da bicicleta com outros meios de transporte, como metrô e ônibus.

A Semob e administrações regionais mapearam mais de 300 ciclovias que precisam de manutenção. Um novo contrato para recuperação será firmado em breve para garantir a revitalização e durabilidade das vias.

“Com o Vai de Bike, o governo quer fortalecer o transporte ativo no DF. A ideia é que a bicicleta seja uma alternativa viável ao transporte motorizado, reduzindo o trânsito e contribuindo para uma cidade mais saudável, sustentável e inclusiva”, conclui Zeno Gonçalves.

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