Os Postos de Identificação Biométrica (PIBs) voltaram a atender a população no horário normal, no Distrito Federal. O atendimento sofreu alteração durante festas de fim de ano, mas, nesta segunda-feira (8), voltou a ser de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem a necessidade de agendamento prévio.
Nos PIBs, o cidadão pode emitir a primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O serviço é ofertado no Distrito Federal desde 21 de novembro do ano passado e a 1ª via é emitida de forma gratuita.
Aqueles que já têm a nova carteira, retirada em outro estado ou no DF, devem pagar uma taxa de R$ 42 para a emissão da 2ª via. A Polícia Civil do Distrito Federal ressalta que a população que possui o documento antigo pode usá-lo até 2032.
O Novo documento adota o CPF como número de registro, e é um passo para a unificação de documentos de identificação no país.
Como emitir
Para emitir a Carteira de Identidade Nacional, é preciso estar com o CPF regular junto à Receita Federal. Além disso, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento atualizada, em via original, versão física ou digital, ou cópia autenticada em cartório.
É necessário que todos os dados da certidão sejam compatíveis com os registros da Receita Federal. Caso contrário, não será possível emitir a nova identidade.
Veja os locais onde é possível emitir a nova identidade:
- Asa Sul: 1ª Delegacia de Polícia
- Cruzeiro: 3ª Delegacia de Polícia
- Guará: 4ª Delegacia de Polícia
- Planaltina: 16ª Delegacia de Polícia
- Samambaia: 32ª Delegacia de Polícia
- Santa Maria: 33ª Delegacia de Polícia
- Paranoá: 6ª Delegacia de Polícia
- São Sebastião: 30ª Delegacia de Polícia
- Recanto das Emas: 27ª Delegacia de Polícia
- Postos do Na Hora (necessita agendamento prévio): clique aqui e veja os endereços