Participantes do primeiro Concurso Público Nacional Unificado e de outros concursos federais se reuniram na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (21) para solicitar a nomeação imediata e o aproveitamento das vagas disponíveis através do cadastro de reserva.
O evento “Convoca Já” contou com a presença de parlamentares. A deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu a convocação, afirmando: “O evento visa chamar todas as pessoas que estão nos diversos cadastros de reserva. Há muitos setores, inclusive auditors fiscais do Trabalho, que combatem o trabalho infantil e o análogo à escravidão. Também temos pessoas em cadastro reserva de agências, da saúde, do Incra e de outros órgãos públicos.”
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) mencionou que as áreas sociais são as mais afetadas pela falta de servidores. “Para o serviço público que beneficia a população e trata do bem comum, há escassez. Portanto, esse pedido é justo para garantir justiça administrativa e oferecer um bom serviço à população.”
Rodrigo Oliveira, membro da comissão dos aprovados no concurso para auditor fiscal do Trabalho, comentou que o governo considera aproveitar candidatos em lista de espera. “Algumas carreiras já foram indicadas para convocação, mas ainda não há confirmação. Com a apresentação do projeto de lei orçamentária prevista para o fim de agosto, espera-se que o orçamento seja suficiente para convocar os cadastros reservas e que o governo possa realizar as nomeações. Isso porque o Ministério da Gestão pode chamar até 25% dos cadastros sem necessidade de decreto presidencial.”
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos comunicou recentemente que os cursos de formação dos aprovados no último concurso unificado foram concluídos e que o processo deve ser finalizado em setembro, com a turma de analistas técnicos de políticas sociais.