22.5 C
Brasília
sexta-feira, 07/11/2025




Nobel de Medicina premia estudo sobre defesa do corpo

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
23.9 °
21.5 °
79 %
2.1kmh
0 %
sex
28 °
sáb
25 °
dom
22 °
seg
25 °
ter
22 °

Em Brasília

Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi foram agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2025 pelas suas descobertas inovadoras sobre a tolerância imunológica periférica, que protege o organismo contra ataques do próprio sistema imunológico. O anúncio foi divulgado na segunda-feira (6/10) pelo secretário-geral da Assembleia do Nobel, Thomas Perlmann, em Estocolmo, Suécia.

Os cientistas revelaram a existência das chamadas células T reguladoras, que atuam como guardiãs do sistema imunológico, impedindo que outras células imunológicas ataquem o corpo, prevenindo doenças autoimunes.

Diariamente, o sistema imunológico combate milhares de microrganismos, muitos dos quais imitam células humanas para escapar da defesa imunológica, segundo o Comitê Nobel.

O trabalho dos laureados esclareceu como o corpo decide entre atacar invasores e proteger células saudáveis, criando um campo promissor para futuras pesquisas.

O presidente do Comitê Nobel, Olle Kämpe, destacou a importância dessas descobertas para compreendermos o funcionamento do sistema imunológico e por que algumas pessoas não desenvolvem doenças autoimunes graves.

Premiação

A cerimônia de entrega do Nobel será em Estocolmo no dia 10 de dezembro, data em homenagem a Alfred Nobel, fundador do prêmio. Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro de aproximadamente 1,2 milhão de dólares.

Desde 1901, 229 pessoas foram laureadas com o Nobel de Medicina, sendo que nenhuma recebeu o prêmio mais de uma vez.

Em 2024, o prêmio foi concedido aos americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun pela descoberta do microRNA, moléculas fundamentais para a regulação genética em organismos multicelulares, incluindo os humanos.

Em 2023, Katalin Karikó e Drew Weissman foram premiados por desenvolverem a tecnologia do RNA mensageiro, que possibilitou as vacinas contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech e da Moderna. No ano anterior, Svante Pääbo recebeu o Nobel pelo sequenciamento do genoma dos neandertais e a criação da paleogenômica.

Em 2021, os americanos David Julius e Ardem Patapoutian foram reconhecidos por suas descobertas sobre receptores de calor e tato na pele.

O Nobel de Medicina é o primeiro anúncio da série de prêmios concedidos a pesquisadores, cientistas, escritores e outras personalidades em seis categorias. Nos dias seguintes, serão revelados os vencedores do Nobel de Física, Química, Literatura, Paz e Economia.




Veja Também