10.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Nikolas Ferreira critica mascote Curupira da COP30 e Helder Barbalho responde

Brasília
céu limpo
10.5 ° C
10.5 °
10.5 °
87 %
2.6kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
28 °

Em Brasília

Nikolas Ferreira, deputado federal pelo PL de Minas Gerais, fez críticas à escolha do Curupira como mascote da COP30, evento que acontecerá em Belém do Pará. Em publicação no X (antigo Twitter) na quarta-feira, 2, Nikolas ironizou dizendo que a figura ‘anda para trás e pega fogo’, numa referência ao personagem do folclore brasileiro.

O governador do Pará, Helder Barbalho, reagiu à declaração. Sem mencionar diretamente Nikolas Ferreira, Helder afirmou que há pessoas que ‘andam para trás’ por não valorizarem a cultura e o folclore do Brasil.

Helder Barbalho destacou ainda que o Curupira, conhecido como guardião das florestas e dos animais na tradição brasileira, é símbolo importante e seguirá como representante da COP30, sendo um orgulho para o Pará e o país.

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, reforçou em uma carta dirigida à comunidade internacional que a conservação das florestas será um tema central no evento, reafirmando o compromisso com a proteção ambiental.

Veja Também