O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta sexta-feira (8/8) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes está prejudicando suas próprias finanças e as de sua família. Segundo ele, o ministro tenta envolver a Corte em seus problemas.
“Moraes está prejudicando suas finanças pessoais e familiares, e quer arrastar o STF junto com ele. Ministros, afastem-se desse homem imediatamente. Que ele renuncie ou seja afastado”, declarou em sua rede social X.
A declaração do parlamentar mineiro ocorre após a visita do encarregado de Negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, ao Ministério das Relações Exteriores na manhã desta sexta-feira. Escobar foi chamado para explicar uma nota divulgada pela embaixada americana no Brasil, que se dirigia a Moraes e seus “aliados”.
Na quarta-feira (6/8), o subsecretário de Diplomacia Pública dos EUA, Darren Beattie, criticou Moraes através do perfil oficial do Departamento de Estado no X, dizendo que ele é o “principal responsável pela perseguição completa a Bolsonaro e seus seguidores”.
A postagem também menciona que os supostos abusos cometidos por Moraes levaram à aplicação de uma sanção baseada na Lei Global Magnitsky, uma legislação usada para sancionar autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos humanos, promulgada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.