O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) chegou a El Salvador na manhã da quinta-feira (13/11) e destacou a segurança do país, que é conhecido por sua alta criminalidade.
“Estamos aqui em El Salvador, e vou dizer para vocês, é muito bom, não sei como era antes, mas tudo parece bem cuidado, com muita sensação de segurança”, afirmou em vídeo nos stories da sua página no Instagram.
Nikolas mencionou que se encontrou com o ministro da Justiça local, Gustavo Villatoro, para entender como aplicar o sistema de segurança do país, ressaltando que no Brasil “apenas um juiz comanda tudo”. Essa foi uma crítica ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ele também comentou que os habitantes quase “admiram” o presidente Nayib Bukele Ortez por transformar o país de um dos mais violentos para um dos mais seguros do mundo. “As pessoas sentem uma gratidão por Bukele”, destacou.
Bukele é reconhecido mundialmente por sua postura rígida contra organizações criminosas, tendo decretado estado de exceção e detido cerca de 80 mil suspeitos desde 2022, visando combater as gangues locais.
Esse método, aprovado por lideranças conservadoras e criticado por grupos de direitos humanos, é considerado por parte da direita brasileira como um exemplo de política de “tolerância zero” contra o crime.
