O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou suas redes sociais para classificar como “representativo” o incêndio que atingiu um dos pavilhões durante a COP30 em Belém (PA), na quinta-feira (20/11). O parlamentar mineiro fez uma comparação do episódio com o aumento das queimadas na Amazônia sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O maior número de queimadas na Amazônia ocorreu no governo Lula. Agora, um dos principais pavilhões da COP30 foi atingido por fogo. Achei representativo”, publicou no X.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também reagiu nas redes sociais. Em seu perfil no X, ele compartilhou um vídeo com a legenda “o chanceler alemão tinha razão. Lula prejudicou muito a vida dos paraenses”.
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, fez uma comparação crítica entre Brasil e Alemanha durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio. Enaltecendo o ambiente econômico da Alemanha, Merz disse que todos os jornalistas que o acompanharam em Belém, durante a Cúpula de Líderes da COP30, ficaram felizes por retornar à Alemanha após o evento.
Incêndio na COP30
Um fogo atingiu o pavilhão dos países na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas nesta quinta-feira (20/11). A área conhecida como zona azul foi evacuada, com equipes de bombeiros e segurança isolando o foco das chamas. A organização do evento confirmou que ninguém se feriu durante o incêndio.
Veja a descrição das imagens do incidente:
O fogo começou em um dos pavilhões que acolhem delegações internacionais, causando uma rápida evacuação e mobilização das equipes de emergência para conter as chamas e garantir a segurança de todos presentes.
