22.5 C
Brasília
domingo, 24/11/2024
--Publicidade--

Nike lançará tênis que se adapta aos pés do usuário em novembro

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.5 °
20.4 °
83 %
3.6kmh
75 %
dom
23 °
seg
22 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
26 °

Em Brasília

A Nike anunciou ontem que pretende começar a vender o HyperAdapt 1.0, um modelo de tênis que se ajusta automaticamente aos pés do usuário, no dia 28 de novembro nos Estados Unidos. De maneira semelhante aos tênis de De Volta para o Futuro, quando o usuário coloca os pés nele, eles se apertam em torno dos pés automaticamente.

Cada um dos tênis HyperAdapt possui um sensor, bateria, motor e sistema de cabos que permitem que ele se ajuste aos pés do usuário com base em uma equação algorítmica de pressão, segundo a Wired. Quando ele sente que um pé foi inserido, ele começa a se apertar em torno dele até sentir pontos de atrito. Ele ainda tem dois botões próximos à língua que permitem ajustar a firmeza do encaixe. O vídeo abaixo, também da Wired, mostra mais do calçado:

Segundo a Nike, Foram necessários mais de 28 anos de brainstorming e 11 anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento para chegar à atual tecnologia. O designer principal do projeto, Tinker Hatfield, disse que está mais empolgado com esse lançamento “do que para qualquer outro projeto com o qual já estive envolvido”.

Hatfield chama a tecnologia de EARL, ou Electroadaptive Reactive Lacing (ou “cadarços reativos eletroadaptativos”), já que ela se ajusta eletronicamente a cada um dos pés que calça o tênis. O motor responsável por apertar o tênis fica na parte inferior do calçado, protegido por plástico. Um sensor no calcanhar do tênis detecta a pressão quando o usuário o coloca e ajusta o calçado.

Detalhes sobre preço e disponibilidade do novo tênis ainda não forem divulgados. É provável, no entanto, que ele tenha um preço bastant elevado. Será necessário marcar um horário com a Nike para poder experimentar e comprar o novo tênis, o que sugere que ele será voltado apenas para atleta. Por outro lado, é bastante provável também que a nike estenda a tecnologia a outras linhas suas de calçados.

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -