O governo da Nigéria conseguiu libertar 100 crianças que foram raptadas no último mês na comunidade de Papiri, localizada na área do governo local de Agwara, conforme anunciado neste domingo (7/12) pelo canal Channels Television.
As crianças foram capturadas em 21 de novembro na Escola Secundária Católica de Santa Maria. Cerca de 50 conseguiram escapar nos dias que se seguiram ao ataque, mas o paradeiro das demais permanecia desconhecido.
Os menores libertados neste domingo devem ser entregues às autoridades do estado de Níger, no centro-norte do país, na segunda-feira (8/12).
Embora tenha ocorrido o resgate, o governo da Nigéria não divulgou informações sobre as condições de saúde das crianças. Além delas, professores também foram raptados na ocasião.
Ataque
O incidente do mês passado resultou no rapto de 303 crianças, segundo a Associação Cristã da Nigéria (CAN). Estudantes e professores foram colocados em ônibus e levados por criminosos por volta das 3h da manhã.
A escola está próxima a uma região onde grupos armados operam dentro de grandes áreas florestais. Em Maga, no estado de Kebbi, 25 estudantes foram sequestrados dias antes, o que levou ao fechamento de mais de 50 escolas um dia antes do incidente em Papiri.

