24.5 C
Brasília
segunda-feira, 06/10/2025

Neve bloqueia acampamentos no Everest; 200 esperam resgate

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
26.7 °
24.5 °
48 %
3.6kmh
0 %
seg
32 °
ter
35 °
qua
34 °
qui
31 °
sex
30 °

Em Brasília

Após uma forte nevasca atingir a região da fronteira entre o Tibete e o Nepal, nas encostas do Monte Everest, centenas de alpinistas ficaram encurralados em acampamentos. Enquanto 350 foram retirados com sucesso, cerca de 200 permanecem retidos na área, aguardando ajuda.

A precipitação de neve teve início na noite de sábado (4/10), criando condições perigosas e complicando os esforços de resgate. Equipes de salvamento foram enviadas imediatamente para o local, conseguindo transportar os primeiros grupos para um ponto seguro situado na cidade de Qudang.

Apesar do avanço nas operações, 200 caminhantes ainda não puderam ser retirados e permanecem em contato com as equipes no local. Todos estavam em trilhas quando a tempestade começou.

Uma ação foi desencadeada no domingo (5/10) com o propósito de abrir caminho até os acampamentos afetados na encosta leste do Monte Everest para socorrer os alpinistas mantidos isolados.

Fontes oficiais indicam que há suprimentos suficientes para atender os que estão presos e que a segurança das pessoas está garantida, mesmo diante das adversidades.

Devido ao agravamento do tempo, as autoridades locais do Condado de Tingri suspenderam a emissão de autorizações para entrada na região desde o final do sábado, visando prevenir a exposição de mais pessoas ao perigo.

Os turistas tiveram que se abrigar em tendas enquanto enfrentavam o congelamento das vias de acesso. Alguns grupos ficaram completamente isolados e, em certos pontos, a neve acumulada cobriu totalmente as barracas.

O Condado de Dingri mobilizou equipes especializadas para a região. A nevasca, considerada uma das mais intensas nos últimos feriados, bloqueou estradas e interrompeu vários serviços essenciais, o que dificultou a chegada das equipes de resgate.

Funcionários da Área Cênica do Monte Everest informaram que centenas de moradores locais e socorristas usam pá e escavadeiras para retirar a neve das áreas afetadas, trabalhando arduamente para garantir a retomada das condições de segurança na montanha.

Veja Também