O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, partiu nesta terça-feira (10/2) em direção aos Estados Unidos, onde terá um encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump. A reunião deve ocorrer na Casa Branca, em Washington, na quarta-feira (11/2).
“Durante essa visita, discutiremos assuntos relacionados a Gaza e à região, mas a prioridade principal será as negociações com o Irã”, afirmou Netanyahu aos jornalistas israelenses antes do embarque.
O Irã está em negociações diplomáticas com os Estados Unidos acerca do seu programa de mísseis nucleares. O último encontro entre as nações aconteceu na sexta-feira passada (6/2).
Apesar da pressão dos EUA, o país do Oriente Médio declarou que continuará enriquecendo urânio, processo essencial para a fabricação de armas atômicas.
Interesse de Israel
Israel e Irã estiveram em conflito no ano anterior, em uma guerra de 12 dias que resultou em pelo menos 634 mortes. O Irã apoia a causa palestina e mantém relações historicamente tensas com Israel.
Israel, aliado dos Estados Unidos e próximo ao governo de Donald Trump através do premiê Benjamin Netanyahu, busca persuadir os EUA a adotarem uma postura mais firme contra o programa militar iraniano.
Donald Trump e Benjamin Netanyahu se encontraram várias vezes no ano passado para tratar desses temas.
