23.5 C
Brasília
sexta-feira, 26/09/2025

Netanyahu pede que Hamas entregue armas e libere reféns na ONU

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
25.6 °
23.5 °
58 %
6.2kmh
75 %
sex
26 °
sáb
28 °
dom
30 °
seg
33 °
ter
34 °

Em Brasília

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, falou sobre o conflito na Faixa de Gaza e criticou o Hamas, chamando o grupo de uma “máquina de terror”. Netanyahu fez seu pronunciamento nesta sexta-feira (26/9), durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Nova York, Estados Unidos, em meio às críticas feitas por líderes mundiais sobre a crise humanitária na Faixa de Gaza.

“Entreguem as armas e libertem os reféns”, declarou o líder israelense.

Pouco antes de seu discurso na ONU, várias delegações de países deixaram o plenário, incluindo o Brasil.

Netanyahu acrescentou: “Nós destruímos a máquina terrorista do Hamas e também o Hezbollah, localizando a maioria dos seus líderes e a maior parte do seu arsenal. Vocês se lembram dos pagers usados em operações de inteligência e ataques coordenados por Israel? Acertamos o Hezbollah e eles receberam a mensagem. E milhares de terroristas também.”

Reconhecimento do Estado da Palestina

Netanyahu falou na ONU enquanto líderes de várias nações criticavam a situação humanitária na Faixa de Gaza, além do reconhecido momento em que muitos países passaram a reconhecer o Estado da Palestina.

Seu discurso veio após a declaração feita por videoconferência pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, que afirmou que as ações militares israelenses contra Gaza são a maior tragédia humanitária do século e ressaltou que os ataques devem parar para salvar o povo palestino.

Na mesma data, as Forças de Defesa de Israel (IDF) conduzem ataques em Gaza visando o Hamas, continuando suas operações militares contra o grupo.

Veja Também