O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez uma ligação para o premiê do Catar, xeque Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, para se desculpar pelos ataques israelenses contra Doha que ocorreram no início deste mês. O contato aconteceu nesta segunda-feira (29/9), durante uma visita aos Estados Unidos.
Segundo informações da Casa Branca, o premiê de Israel falou com al-Thani enquanto se reunia com o presidente dos EUA, Donald Trump. Netanyahu também garantiu que não haverá mais ataques ao Catar.
Em 9 de setembro, as Forças de Defesa de Israel (FDI) bombardearam a capital do Catar, Doha, visando atingir líderes do Hamas. Essa ação foi criticada por grande parte da comunidade internacional, incluindo Trump.
Em meio a crescente isolação internacional, Netanyahu discursou na 80ª Assembleia Geral da ONU na última sexta-feira, em um plenário com baixa participação.
A guerra na Faixa de Gaza e sua possível resolução seguem sendo o tema principal da reunião entre Netanyahu e Trump — a quarta desde o começo de janeiro.
Antes do encontro, a Casa Branca expressou otimismo e declarou que um acordo para solucionar o conflito em Gaza está prestes a ser alcançado.