O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu estará presente na cúpula internacional de paz que acontecerá no Egito, na tarde desta segunda-feira (13/10), na conhecida cidade turística de Sharm el-Sheikh, localizada no Mar Vermelho. O encontro será copresidido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pelo líder egípcio, Abdel Fatah al-Sisi.
Inicialmente, cogitava-se que Netanyahu não participaria, entretanto, sua presença foi confirmada oficialmente pela presidência do Egito. Já o grupo Hamas declarou que não marcará presença na ‘cúpula da paz’ junto aos demais líderes regionais e internacionais.
O propósito principal desta cúpula, que poderá incluir uma cerimônia para assinatura de acordos de paz, é reforçar os esforços para alcançar estabilidade e paz duradoura no Oriente Médio, conforme declarou um porta-voz da presidência egípcia.
Participação de líderes globais
O encontro contará com a presença de chefes de governo de mais de 20 nações. Entre os participantes confirmados estão o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Friedrich Merz, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez.