O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, determinou, nesta terça-feira (28/10), que o Exército israelense inicie imediatamente ofensivas na Faixa de Gaza. Esta decisão surge em meio a um acordo de cessar-fogo previamente estabelecido com o Hamas.
O gabinete do primeiro-ministro israelense informou que, após consultas de segurança em Israel, Netanyahu mandou retomar os ataques.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram que, após revisar a situação do cessar-fogo, o ministro da Defesa, Israel Katz, autorizou a suspensão das restrições de segurança impostas a comunidades próximas à Faixa de Gaza a partir desta terça-feira.
Estes ataques violam o cessar-fogo negociado com mediação dos Estados Unidos, especialmente pelo presidente Donald Trump, que ainda não se manifestou sobre os acontecimentos.
O conflito aconteceu em meio a tensões crescentes e acusações entre Israel e Hamas. Recentemente, o grupo palestino devolveu restos mortais de um refém israelense, que já haviam sido entregues anteriormente a Israel, o que foi considerado uma quebra do acordo.
Mais cedo, o Hamas anunciou que entregaria o corpo de mais um refém israelense durante a noite. A troca de reféns e prisioneiros entre israelenses e palestinos faz parte da primeira fase do cessar-fogo estabelecido.
