21.5 C
Brasília
sábado, 31/01/2026

Netanyahu manda civis saírem de Gaza: ‘Vocês foram avisados’

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
24.5 °
21.5 °
88 %
0.5kmh
40 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
20 °

Em Brasília

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez um novo alerta nesta segunda-feira (8/9) para os moradores da Cidade de Gaza, pedindo que deixem a região em preparação para uma ofensiva terrestre do Exército israelense. Em um vídeo divulgado por seu gabinete, o líder israelense afirmou que os recentes bombardeios e destruição de prédios altos no território palestino são apenas o início de uma operação mais intensa.

“Agora, isso é somente uma introdução, um prelúdio para a principal e intensa operação — uma ação terrestre de nossas forças, que estão se organizando e se reunindo na Cidade de Gaza”, declarou.

Em um tom firme, Netanyahu ressaltou: “E então eu digo aos moradores de Gaza: aproveitem esta oportunidade e me escutem com atenção: vocês foram avisados. Saiam daí!”.

Ataque em Jerusalém

O alerta aconteceu poucas horas após um ataque a tiros contra um ônibus em Jerusalém, que resultou em seis mortos e ao menos 12 feridos em estado grave.

Segundo autoridades, havia cerca de 20 passageiros no veículo no momento do ataque. Os dois atiradores foram mortos no local por um soldado fora de serviço e civis armados.

Mais cedo, Netanyahu condenou o atentado e prometeu respostas mais firmes contra os inimigos de Israel. “Estamos em uma guerra intensa contra o terrorismo em várias frentes: em Gaza, na Judeia e Samaria, no Líbano e no Irã, que apoia todos eles. Estamos perseguindo e cercando os assassinos do ataque desta manhã. Capturamos todos que lhes deram apoio e tomaremos medidas ainda mais rigorosas”, afirmou.

A polícia israelense prendeu um homem suspeito de ter envolvimento no atentado. Conforme o jornal Times of Israel, ele teria ajudado os atiradores.

A agência de segurança Shin Bet informou que o suspeito já estava sendo monitorado por tentar auxiliar palestinos a residirem ilegalmente em Israel.

Destruição de prédio em Gaza

Enquanto isso, na Faixa de Gaza, os ataques se intensificaram. Nesta segunda-feira, Israel demoliu um arranha-céu de 12 andares no centro da Cidade de Gaza, o quarto prédio grande destruído em quatro dias consecutivos. O edifício, conhecido como Al-Roya 2, abrigava dezenas de famílias que foram deslocadas pela guerra.

Três horas antes da demolição, o Exército israelense ordenou a evacuação do local e das tendas montadas ao redor. Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel informaram que o grupo Hamas usava o prédio para coletar informações e armazenar explosivos.

“O edifício foi utilizado durante toda a guerra para planejar e realizar ataques terroristas contra as forças das IDF”, disse a nota oficial.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, já havia prometido que uma “grande tempestade” ocorreria em Gaza nesta segunda-feira.

Veja Também