20.5 C
Brasília
segunda-feira, 10/11/2025




Netanyahu irá denunciar líderes que reconhecerem Estado da Palestina

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
18.9 °
100 %
1.5kmh
0 %
seg
27 °
ter
25 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °

Em Brasília

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou nesta quinta-feira (25/9) que irá denunciar os líderes que reconhecerem a Palestina como um Estado soberano. Durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), 159 dos 193 membros passaram a apoiar essa posição.

Em uma mensagem publicada nas redes sociais, Netanyahu afirmou: “Denunciarei os líderes que, ao invés de condenar os assassinos, estupradores e agressores de crianças, desejam conceder a eles um Estado no coração da Terra de Israel. Isso não será permitido”.

Os Estados Unidos, aliados de Israel, continuam a boicotar o reconhecimento da independência palestina. O presidente norte-americano recentemente afirmou que os EUA não devem seguir essa tendência, pois isso seria como dar um presente ao grupo Hamas.

Por outro lado, nações como França, Bélgica, Andorra, Luxemburgo, Malta e Mônaco divulgaram recentemente que reconhecem o Estado da Palestina. Países como Itália, Japão e Nova Zelândia ainda resistem a tomar essa posição.

Conflito Israel x Palestina

O conflito entre israelenses e palestinos dura várias décadas, principalmente devido a disputas sobre território e questões religiosas. Jerusalém, atualmente sob controle de Israel, é um dos principais pontos de tensão.

Os palestinos reivindicam a parte oriental de Jerusalém como a capital de um futuro país independente.




Veja Também