20.5 C
Brasília
segunda-feira, 10/11/2025




Netanyahu desvia voo para ONU por risco de prisão

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
18.9 °
100 %
1.5kmh
0 %
seg
27 °
ter
25 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °

Em Brasília

Em rota para os Estados Unidos, o avião do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, evitou sobrevoar a maioria dos países europeus, incluindo a França, na quinta-feira (25/9).

O líder israelense viaja a Nova York para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e alterou a rota da aeronave pela Europa em razão de um mandado de prisão emitido contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

Segundo um jornalista diplomático do i24 News, os únicos países europeus que a aeronave cruzou foram Grécia e Itália, o que atrasou a chegada aos EUA.

A ordem judicial do TPI, emitida em novembro de 2024 contra Netanyahu e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant, acusa Israel de cometer crimes de guerra e contra a humanidade durante a ofensiva na Faixa de Gaza após o ataque do Hamas em 2023.

Em uma viagem anterior aos EUA, em julho, Netanyahu teve autorização para sobrevoar a França, mesmo com o mandado vigente. Desta vez, ele preferiu evitar o país não apenas pelo mandado do TPI, mas também pelas recentes tensões entre Israel e França devido à guerra em Gaza, especialmente após o reconhecimento do Estado da Palestina pelo premiê francês Emmanuel Macron, para avançar um plano de paz entre palestinos e israelenses.

A emissora israelense Kan informou que a França não proibiu o avião de Netanyahu de acessar seu espaço aéreo, sendo essa uma decisão pessoal do primeiro-ministro.

Além do discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU, Netanyahu terá um encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca na segunda-feira (29/9).

Esta será a quarta reunião entre Netanyahu e Trump desde a posse do presidente norte-americano. Durante o encontro, eles devem abordar as grandes oportunidades conquistadas e a necessidade de alcançar os objetivos definidos para a guerra, conforme declarou o primeiro-ministro em seu embarque no aeroporto de Tel Aviv, Israel.




Veja Também