22.5 C
Brasília
segunda-feira, 13/10/2025

Netanyahu agradece Trump e critica ONU no parlamento de Israel

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.5 °
22.5 °
68 %
2.1kmh
75 %
seg
27 °
ter
29 °
qua
31 °
qui
33 °
sex
34 °

Em Brasília

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, expressou críticas à Organização das Nações Unidas (ONU) durante seu discurso no parlamento de Israel, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

De acordo com Netanyahu, Trump usou sua voz para se posicionar contra as inverdades sobre Israel nas discussões da ONU.

Em setembro, durante a Assembleia-Geral da ONU, vários países manifestaram tristeza em relação ao conflito na Faixa de Gaza. No momento do discurso de Netanyahu, algumas delegações se retiraram da sessão.

O que está acontecendo?

Após a obtenção de um cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino Hamas, Donald Trump visita o Oriente Médio para acompanhar a implementação dos acordos.

Na madrugada de segunda-feira, o grupo Hamas libertou 20 reféns que estavam sob custódia desde o início do conflito com Israel.

Essa libertação é parte da primeira etapa do acordo de cessar-fogo. Após o cumprimento das condições iniciais, novas negociações para um plano de paz serão iniciadas.

Netanyahu começou seu discurso agradecendo ao presidente dos Estados Unidos pelo acordo de cessar-fogo firmado com o Hamas.

“Quando recebemos a notícia há uma hora, de que todos os nossos reféns vivos haviam retornado, foi uma grande alegria”, declarou Netanyahu.

Netanyahu ressaltou ainda que Trump está dedicado à manutenção da paz na região.

“Nenhum presidente americano fez tanto por Israel quanto Trump. Como enfatizei em Washington, ele se destaca muito além de seus antecessores”, afirmou Netanyahu ao reconhecer o compromisso de Trump com a causa.

Veja Também