A EIB Global, que é a divisão do Banco Europeu de Investimento focada em desenvolvimento, vai emprestar 300 milhões de euros para a Neoenergia Coelba. O objetivo é modernizar a rede de energia elétrica na Bahia. O anúncio foi feito no dia 11 durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que aconteceu em Belém.
Esse dinheiro será usado para ampliar a rede elétrica e criar novas conexões, além de comprar equipamentos mais modernos para automação. A prioridade será expandir os serviços para comunidades com renda baixa. Hoje, a Neoenergia Coelba atende mais de 6 milhões de clientes em 415 municípios da Bahia.
Segundo Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, “Esse projeto é essencial para garantir que a energia renovável chegue com segurança e eficiência às comunidades da Bahia, além de fortalecer o acesso justo à energia limpa”.
Na COP30, representantes do BEI e da Neoenergia participaram de uma cerimônia para oficializar a parceria, cujo acordo foi assinado em julho. O projeto será realizado nos próximos anos e faz parte do Pacto Ecológico entre a União Europeia e o Brasil.
Ambroise Fayolle, vice-presidente do BEI, destacou que “Esse investimento é um passo importante para fortalecer a infraestrutura energética do Brasil e apoiar o compromisso global com ações contra as mudanças climáticas”.
O Brasil é o país que mais recebe financiamento do BEI na América Latina. Desde 1997 no Brasil, o banco já liberou mais de 5,7 bilhões de euros para vários projetos, o que equivale a cerca de 35% da carteira do banco na região latino-americana.
