O segundo e último dia do evento Conexões MME, que aconteceu em Ipatinga, no Vale do Aço, Minas Gerais, nesta sexta-feira (6 de fevereiro), foi focado em rodadas de negócios e busca por investimentos entre empresas do setor metalúrgico local e grandes companhias de óleo, gás natural e indústria naval, incluindo a Petrobras.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou os progressos nas negociações. “Trouxemos a maior empresa do país para o Vale do Aço, a Petrobras, e diversos outros grandes nomes do setor. Foram dezenas de reuniões diretas entre eles, e estamos muito satisfeitos com os avanços em várias negociações. Tenho certeza que criamos grandes conexões e oportunidades de investimento, fortalecendo o Vale do Aço como um polo estratégico para energia”, declarou.
Esse evento é parte da estratégia do Ministério de Minas e Energia (MME) para aproximar grandes compradores nacionais de fornecedores locais, incentivar o conteúdo regional, aumentar os investimentos e fortalecer a indústria brasileira.
A programação contou com painéis sobre “Depreciação acelerada como estímulo para investimentos: efeitos na demanda da indústria básica” e “Oportunidades para a indústria do aço: novos caminhos na Exploração e Produção de Petróleo e CCUS”. Esses painéis destacaram o papel importante do setor metalúrgico e siderúrgico na transição para energias limpas e na expansão da cadeia de óleo e gás.
O secretário nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Renato Dutra, apresentou iniciativas do governo para impulsionar a indústria naval brasileira, como a depreciação acelerada e a política de conteúdo local. “Essas políticas têm sido essenciais para aumentar a demanda e fortalecer toda a cadeia produtiva, garantindo a participação do conteúdo feito no Brasil”, afirmou.
O presidente da Usiminas, Marcelo Chara, elogiou as ações do governo federal para apoiar a indústria nacional, combater importações injustas e ampliar a oferta de gás natural a custos competitivos, o que impacta positivamente a produtividade e a redução de emissões.
O CEO do Grupo Connectta, Itaércio Marinho, destacou a importância do encontro como o maior evento da região e de Minas Gerais dedicado à cadeia de óleo, gás, biocombustíveis e construção naval, representando um avanço para o desenvolvimento econômico local.
Além disso, no mesmo dia, o ministro Silveira participou da entrega de uma nova frota de ônibus categoria Euro 6 em Ipatinga, viabilizada pelo Novo PAC. Os veículos cumprem normas rigorosas de emissão, promovendo eficiência energética e alinhados à Lei do Combustível do Futuro, que busca a descarbonização no setor de transporte.
