O preço do petróleo caiu nesta terça-feira (25) por conta das negociações que estão acontecendo para acabar com a guerra na Ucrânia, já que um acordo de paz poderia permitir que o petróleo da Rússia volte ao mercado.
O barril do tipo Brent para entrega em janeiro caiu 1,40%, ficando em US$ 62,48, enquanto o barril do tipo West Texas Intermediate (WTI) para o mesmo período fechou com queda de 1,51%, a US$ 57,95.
Carsten Fritsch, analista do Commerzbank, comentou que os esforços diplomáticos para acabar com a guerra têm pressionado para baixo os preços do petróleo desde o final da semana passada.
Ele acrescentou que, se o acordo acontecer, as sanções contra o petróleo russo, que afetam grandes empresas como a Lukoil e a Rosneft, podem ser retiradas. Além disso, um entendimento entre Kiev e Moscou poderia pôr fim aos ataques mútuos às infraestruturas de petróleo.
O mercado de petróleo estará atento às notícias vindas de Abu Dhabi, especialmente para saber se a Rússia vai rejeitar o novo plano de paz, disse o analista Arne Lohmann Rasmussen, da Global Risk Management.
