27.5 C
Brasília
terça-feira, 17/02/2026

Navio de contêineres bate em duas balsas no porto de santos

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
28.9 °
27.5 °
42 %
3.6kmh
40 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
26 °
sex
24 °
sáb
24 °

Em Brasília

Um navio de contêineres que tinha a bandeira de Singapura colidiu na noite de ontem com duas balsas que faziam a travessia entre Santos e Guarujá. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, apesar do acidente, ninguém se machucou.

As duas balsas não estavam em operação no momento e só tinham suas tripulações a bordo, sem carros ou passageiros, informou a Secretaria. O acidente aconteceu por volta das 21h30 do dia 16.

Os tripulantes das balsas pularam no mar e nadaram até a margem em segurança. A embarcação FB-15, que ajudava a FB-14 na travessia entre Santos e Guarujá, foi atingida pelo navio chamado Seaspan Empire.

O navio Seaspan Empire está ancorado no porto de Santos depois da colisão. O acidente ocorreu perto do Armazém 35, quando o navio estava saindo do canal porque não havia espaço para atracar. O Seaspan Empire havia partido do Rio de Janeiro na sexta-feira, dia 14, e tinha previsão de atracar em Santos no dia 16.

A área onde o navio ficou ancorado é um local seguro e autorizado para que as embarcações possam parar, esperar autorização para atracar ou continuar a viagem.

Os danos ficaram só na parte da frente do navio. Depois do acidente, as embarcações envolvidas continuam fora de operação no porto de Santos, esperando a decisão da Capitania dos Portos. A travessia de balsas entre Santos e Guarujá continua funcionando normalmente com as outras embarcações da frota.

A Coordenadoria de Travessias está acompanhando o caso junto às autoridades marítimas. No site da secretaria, há informação de que todas as embarcações passam por manutenção preventiva e estão em ótimas condições, certificadas para operar.

Desde o dia 12, está em vigor um plano especial para o feriado de Carnaval nas oito travessias litorâneas de São Paulo, com mais embarcações e monitoramento constante para garantir segurança e boa circulação. A operação vai até o dia 18 de fevereiro.

Veja Também