A quinta-feira do Natal (25/12) apresentará calor forte em várias partes do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que os estados da região Sudeste, além de Goiás, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina, poderão enfrentar uma onda de calor com temperaturas até 5ºC acima da média por dois a três dias.
Em algumas capitais, as máximas previstas são 40°C no Rio de Janeiro, 34ºC em São Paulo e 32ºC em Belo Horizonte (MG). Não há expectativa de chuvas nessa área.
São Paulo poderá alcançar 36 °C nesta quinta-feira, o que pode representar o maior registro para um dia de dezembro desde 1963.
No Sul do país, mesmo com o calor, uma frente fria traz chuvas intensas, com possibilidade de até 100 mm por dia, ventos fortes de 100 km/h e risco de granizo. A região segue com clima abafado e emergência para tempestades, com temperaturas de 33°C em Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o calor aliado à umidade favorece pancadas de chuva. Estados como Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão precipitações de até 50 mm por dia, segundo o Inmet. Em Manaus (AM) e Rio Branco (AC), a máxima prevista é de 30°C e 31°C, respectivamente, enquanto Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) podem alcançar 35°C.
No Nordeste, o clima quente e instável é influenciado pela Zona de Convergência Intertropical, que ajuda na formação de nuvens carregadas. Pancadas de chuva são esperadas em Alagoas, Sergipe e Bahia, com máximas de 31°C em Maceió (AL) e Salvador (BA), e 30ºC em Aracaju (SE).

