25.5 C
Brasília
quarta-feira, 28/01/2026

Nasa tentará 'fabricar' água e ar na Lua

Brasília
trovoada
25.5 ° C
27.3 °
25.5 °
61 %
4.6kmh
75 %
qua
27 °
qui
27 °
sex
25 °
sáb
24 °
dom
23 °

Em Brasília

A Nasa pretende lançar um robô à Lua para criar água e oxigênio com elementos presentes no satélite natural da Terra. O projeto está previsto para 2018, quando a missão RESOLVE pousará por lá.

A máquina coletará punhados de terra lunar e os aquecerá a tal ponto que hidrogênio, oxigênio e vapor de água sejam expelidos. Os dois componentes, então, podem ser combinados para a formação da água, conforme explicado pela Wired.

De acordo com a revista, um experimento assim também será feito em Marte, mas só em 2020. Lá o robô extrairá dióxido de carbono, filtrando o pó para depois processar o CO2 em oxigênio.

Será a primeira vez que se tenta converter lugares fora da Terra em habitáveis sem a ajuda de equipamento especializado. Se der certo, missões futuras poderão tentar industrializar o método para, quem sabe, um dia os humanos possam morar fora de seu próprio planeta.

Veja Também