O rover Perseverance, da Nasa, que está explorando Marte para coletar amostras e estudar a superfície do planeta, capturou imagens notáveis da paisagem em um dia de céu claro. Apesar de o céu aparecer azul nas fotos, essa coloração é resultado do processamento das imagens feito pelo Perseverance. Na realidade, o céu marciano é avermelhado devido à atmosfera rica em poeira.
A montagem divulgada foi criada a partir de 96 fotos feitas pelo veículo, mostrando formações geológicas e colinas que se estendem por até 65 quilômetros. De acordo com a Nasa, essas são as imagens mais definidas que já foram registradas desde o início da missão, em fevereiro de 2021.
Nas fotos, cientistas notaram uma grande rocha que parece estar apoiada sobre uma elevação de areia, sugerindo que ela esteja “flutuando”. A agência espacial explica que essa rocha provavelmente se formou em outro local e foi levada para onde está hoje por deslizamento de terra, água ou vento.
Desde que pousou na Cratera Jezero, que abrigou um antigo lago e delta de rio, o Perseverance tem coletado rochas e poeira de Marte. Especialistas acreditam que as amostras capturadas ali podem ajudar a determinar se já houve vida no planeta vermelho.
“As imagens impressionantes feitas pelo nosso rover Perseverance são apenas uma pequena amostra do que logo poderemos ver pessoalmente. As missões inovadoras da Nasa, começando com Artemis, vão impulsionar nossa caminhada rumo à exploração espacial humana em Marte”, declarou Sean Duffy, administrador interino da Nasa.
A missão do Perseverance tem como objetivo aumentar o entendimento sobre Marte, preparando o caminho para futuras viagens com tripulação e eventuais descobertas científicas que podem mudar a forma como compreendemos a vida no universo.