A agência espacial americana Nasa anunciou na terça-feira (23/2) que pretende antecipar para fevereiro de 2026 o lançamento da missão Artemis 2, dois meses antes do previsto. O objetivo da missão é enviar uma nave tripulada para orbitar a Lua.
Já se passaram mais de 50 anos desde a última missão lunar tripulada da Nasa. A missão Artemis 2 levará quatro astronautas para testar os sistemas da nave em órbita lunar, sem pousar na superfície.
Lakiesha Hawkins, administradora adjunta interina da Direção de Missões de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração, informou em coletiva de imprensa que a previsão é lançar a missão a partir de 5 de fevereiro de 2026.
Quatro astronautas – três americanos e um canadense – viajarão na nave que dará uma volta completa ao redor da Lua antes de retornar à Terra. Essa missão servirá para validar os sistemas da nave em preparação para a Artemis 3, prevista para 2027, que deve marcar o retorno dos humanos à superfície lunar após mais de cinco décadas.
A cápsula Orion fará uma órbita em torno da Terra antes de se dirigir à Lua, chegando a aproximadamente 10.000 quilômetros da superfície lunar, retornando posteriormente ao planeta. O lançamento será realizado no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e o pouso ocorrerá no Oceano Pacífico, próximo à costa de San Diego. A duração estimada da missão é de dez dias.
Durante o voo, os astronautas conduzirão diversas experiências para avaliar os efeitos das viagens espaciais na saúde humana. Entre elas está o experimento Avatar, que utiliza um chip contendo células cultivadas a partir do sangue dos tripulantes para estudar os impactos da radiação e da microgravidade.
Outra pesquisa monitorará o sono, a atividade física e as interações dos astronautas por meio de dispositivos semelhantes a pulseiras de fitness, possibilitando o estudo das alterações na saúde em tempo real. Além disso, serão coletadas amostras de saliva para análise comparativa antes e depois da missão.
Este voo integra o programa Artemis, iniciado em 2022 com a missão não tripulada Artemis 1, que avaliou o foguete Sistema de Lançamento Espacial (SLS) e a nave Orion em um voo prolongado.
Enquanto os Estados Unidos avançam com o programa Artemis, a China também planeja enviar uma missão tripulada à superfície lunar até 2030.