OTelescópio Espacial Spitzer da NASA tirou uma foto de uma estrutura que tem a forma de uma borboleta, mas é, na verdade, um viveiro de centenas de estrelas bebês. Chamada de Westerhout 40 (W40), a borboleta é uma gigantesca nuvem de gás e poeira no espaço onde novas estrelas podem se formar. Segundo o site da NASA, as duas “asas” da borboleta são bolhas de gás interestelar que sopram das estrelas mais quentes e massivas da região.
A W40 mostra como a formação de estrelas resulta na destruição das próprias nuvens que ajudaram a criá-las. Dentro de nuvens gigantescas de gás e poeira no espaço, a força da gravidade puxa o material para formar densos aglomerados que, às vezes, atingem uma densidade crítica que permite que as estrelas se formem em seus núcleos.
Essa nuvem de gás está a aproximadamente 1,4 mil anos-luz do Sol, aproximadamente a mesma distância que a Nebulosa de Órion. São duas das regiões mais próximas nas quais estrelas massivas — com massas acima de 10 vezes a do Sol — estão se formando.
A imagem também mostra outro aglomerado de estrelas, chamado de Serpens South, que pode ser visto na parte superior direita de W40. Suas estrelas ainda estão embutidas em suas nuvens, mas um dia aparecerão para produzir bolhas como as de W40.