19.5 C
Brasília
quarta-feira, 11/02/2026

Mutirão retira 100 toneladas de lixo em Ceilândia

Brasília
aguaceiros fortes
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
94 %
4.1kmh
75 %
qua
20 °
qui
22 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
27 °

Em Brasília

Desde segunda-feira (26), equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Administração Regional de Ceilândia e programa GDF Presente trabalham juntas para limpar áreas públicas, evitar enchentes e combater doenças em Ceilândia. Essas ações buscam garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população, especialmente durante o período de chuvas.

Em cinco dias, mais de 100 toneladas de lixo e entulho foram removidas. Entre os serviços realizados, destacam-se a limpeza de 20 bocas de lobo na QNN 08, em Ceilândia Sul; a instalação de rede de águas pluviais no Conjunto O da QNP 32, no Setor P Sul; a limpeza da galeria de águas pluviais na QNM 34, em Ceilândia Norte; e a limpeza manual das ruas na EQNN 21/23, na região norte.

As melhorias em drenagem e manutenção ajudam a melhorar o escoamento da água da chuva e a diminuir riscos de enchentes. Na área de pavimentação, foram feitos reparos na QNM 05, em Ceilândia Sul, e na EQNO 09/11, no Setor O. A Novacap utilizou caminhão térmico para recuperar as vias EQNN 08/10 e EQNN 02/04, em Ceilândia Sul, garantindo maior durabilidade do asfalto e melhores condições para o tráfego.

Ao mesmo tempo, a Administração Regional de Ceilândia promove um mutirão de limpeza em parceria com o SLU, que vai até sábado (31). As atividades incluem varrição, retirada de lixo e entulho, e limpeza de áreas públicas, com foco na conscientização sobre o descarte correto de resíduos para evitar enchentes e cuidar da saúde da população.

Na zona rural, os trabalhos incluem a recuperação de quatro quilômetros de estrada vicinal no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, Incra 07 e 09.

Para o administrador regional de Ceilândia, Dílson Resende, o trabalho conjunto mostra o compromisso com os moradores. “Estamos atuando de forma preventiva e contínua, com várias frentes de trabalho ao mesmo tempo, para evitar enchentes, combater focos de doenças e melhorar a infraestrutura da cidade. Esse esforço conjunto traz mais qualidade de vida para os moradores de Ceilândia, tanto na área urbana quanto na zona rural”, destacou.

Veja Também