A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, esteve na Casa da Mulher Brasileira em Ceilândia para acompanhar a Ação Mulher Cidadã. Essa iniciativa do governo ajuda mulheres com serviços gratuitos para garantir seus direitos, apoio social e independência financeira.
Celina Leão ressaltou a importância de reunir vários serviços num só lugar para facilitar o acesso das mulheres. “Essa ação surgiu após conversarmos com muitas mulheres que pediram ajuda para conseguir emprego e apoio social. Agora, nossos órgãos estão aqui para dar prioridade e ajudar a transformar suas vidas”, disse a governadora.
Organizada pela Secretaria da Mulher, a ação oferece atendimento psicológico, orientação sobre direitos, distribuição de absorventes e apoio jurídico gratuito, em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal. Também há o serviço da Agência do Trabalhador Itinerante, que oferece vagas de emprego, orientações, cursos profissionalizantes, microcrédito pelo programa Prospera, e apoio tanto para trabalhadores quanto empregadores.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou que a Casa da Mulher Brasileira é um espaço de acolhimento completo. “Queremos mostrar cada vez mais o trabalho desses locais públicos e levar um mutirão para que as mulheres saibam que o Estado está presente para apoiá-las. É fundamental levar informação para prevenir violência e proteger as mulheres”, explicou.
Mulheres que receberam atendimento elogiaram o projeto. Madalena Ripardo, de 30 anos, vítima de violência doméstica, falou sobre a importância do apoio para superar momentos difíceis e buscar trabalho. “Saí de uma situação difícil e hoje estou acompanhada pela Casa da Mulher Brasileira. Vim buscar uma oportunidade de emprego e esse acolhimento fez muita diferença”, relatou.
Camila Muzio, de 36 anos, também agradeceu o serviço da Defensoria Pública. “Este projeto é fundamental, porque muitas vezes fazemos tantas coisas e não temos alguém para nos orientar e ajudar”, comentou.
A Casa da Mulher Brasileira em Ceilândia funciona 24 horas por dia para atender mulheres vítimas de violência, oferecendo acolhimento humano, suporte psicológico e, se necessário, abrigo temporário para elas e seus filhos. O local também abriga o PROMulher, um programa que oferece cursos, oficinas e apoio para o empreendedorismo feminino.
