25.5 C
Brasília
sábado, 13/12/2025

Mutirão do SUS faz mais de 4 mil cirurgias e exames em Goiás

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
22.3 °
65 %
2.1kmh
40 %
dom
27 °
seg
20 °
ter
22 °
qua
22 °
qui
19 °

Em Brasília

Goiânia – Neste fim de semana, o governo federal promove o maior mutirão de cirurgias já realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), envolvendo 188 hospitais. Em Goiás, estão programados mais de 4,2 mil procedimentos que incluem cirurgias, exames diagnósticos e atendimentos especializados, focando na redução das longas filas de espera da rede pública.

O programa Agora Tem Especialistas vai reunir as Santas Casas e outras instituições filantrópicas nacionais no sábado e domingo (13 e 14/12). Pela primeira vez, estas entidades se unirão aos hospitais universitários da Rede Ebserh e aos hospitais e institutos federais vinculados ao Ministério da Saúde. Juntos, eles planejam realizar 11,5 mil cirurgias, dentro de um total de 61,6 mil procedimentos oferecidos em todo o país.

Dentre as cirurgias disponíveis estão: bariátrica por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia.

Em Goiás, espera-se que o mutirão contribua significativamente para diminuir as filas de cirurgias e exames que, em muitos casos, se prolongam por meses. Os procedimentos foram previamente agendados para pacientes do SUS, garantindo organização, segurança e maior eficiência no atendimento. A iniciativa no estado acompanha a ação nacional, que envolve unidades de saúde em praticamente todas as regiões do Brasil.

O foco principal da ação é reduzir a demanda reprimida por cirurgias, diminuindo o tempo de espera nas áreas de gastroenterologia, urologia, ortopedia e cardiologia, além de plásticas reparadoras. Outros atendimentos também serão oferecidos, como consultas especializadas e exames, incluindo ultrassonografias, tomografias, endoscopias e ressonâncias magnéticas.

“Neste sábado e domingo, vamos realizar o maior mutirão na história do Sistema Único de Saúde. Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que participam do Agora Tem Especialistas unir-se-ão em um esforço nacional conjunto. Este é o SUS exibindo sua força e capacidade de mobilização”, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Somente as 100 Santas Casas de Misericórdia e outros hospitais filantrópicos realizarão cerca de 9 mil cirurgias em unidades localizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Além das instituições filantrópicas, 45 hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, participam do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação. Junto com três institutos nacionais e seis hospitais federais ligados ao Ministério da Saúde, essa rede oferecerá 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames em todos os estados brasileiros.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, ressaltou que a iniciativa transcende o atendimento imediato e desempenha um papel estratégico na formação de profissionais da saúde.

“A Ebserh está dedicada a enfrentar um dos maiores desafios do SUS, que é o acesso à atenção especializada. Este esforço do governo federal também tem grande importância na formação de nossos estudantes de graduação, residentes médicos e multiprofissionais. O Dia E representa isso: as universidades a serviço da vida, beneficiando o programa Agora Tem Especialistas e aproveitando para capacitar nossos alunos e residentes a cumprir a missão da universidade”, destacou Chioro.

Veja Também