Após consumir um sanduíche contendo linguiça e brócolis em um food truck, o músico Luigi Di Sarno faleceu aos 52 anos na semana passada, na cidade italiana de Diamante, situada na região da Calábria. A suspeita é de que a causa da morte tenha sido botulismo, uma doença causada pela ingestão de alimentos contaminados.
Conforme relatado por sua irmã, Mena Di Sarno, ao jornal InterNapoli, ele faleceu ajoelhado na rua, logo após ter recebido alta de um hospital local. A família de Luigi busca justiça para o ocorrido.
O episódio gerou grande comoção na comunidade local, e o prefeito de Diamante, Achille Ordine, se manifestou nas redes sociais para evitar pânico entre os moradores. De acordo com ele, as autoridades sanitárias coletaram amostras de variadas fontes alimentares e colocaram o estabelecimento onde Luigi adquiriu o sanduíche em isolamento, como medida preventiva.
“Manifestamos nossas sinceras condolências às pessoas que estão hospitalizadas e aos seus familiares, desejando uma recuperação rápida e completa. Continuaremos monitorando a situação para fornecer informações atualizadas. Entretanto, manteremos a cautela necessária diante do ocorrido,” afirmou o prefeito.
Em outra cidade da Itália, uma mulher de 38 anos também morreu após apresentar sintomas de intoxicação alimentar ao consumir guacamole em um festival realizado em Cagliari, Sardenha. Oito outras pessoas que estavam com ela apresentaram sintomas semelhantes.
Na última semana, o Ministério da Saúde italiano declarou que está investigando os casos e ativou um protocolo específico. Foram apreendidos produtos alimentícios em todo o país, suspeitos de serem responsáveis pelo surto.
O que é botulismo
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, o botulismo é uma doença incomum e não transmissível entre pessoas, que pode levar à morte por paralisar os músculos responsáveis pela respiração. Essa condição é causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que, mesmo em pequenas quantidades, pode resultar em envenenamento grave em poucas horas.
A bactéria pode entrar no corpo humano por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados, especialmente aqueles que não foram preparados ou armazenados corretamente.