18.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

Museu do Louvre fecha neste domingo após roubo de joias de Napoleão

Brasília
trovoada
18.5 ° C
18.5 °
18.4 °
94 %
3.6kmh
75 %
qui
29 °
sex
25 °
sáb
24 °
dom
22 °
seg
18 °

Em Brasília

Na manhã deste domingo (19/10), ladrões invadiram o Museu do Louvre, em Paris, e roubaram joias pertencentes a Napoleão e à imperatriz. Como consequência do assalto, o museu permanecerá fechado durante todo o dia.

Segundo informações preliminares, o crime aconteceu entre 9h30 e 9h40 no horário local (4h30 em Brasília). O valor dos itens furtados está em processo de avaliação.

De acordo com testemunhos da polícia, os criminosos chegaram utilizando uma motoneta e acessaram a área desejada por meio de um elevador de carga. Eles usaram pequenas motosserras durante a ação.

Fontes da mídia francesa informaram o roubo de nove peças valiosas da coleção, incluindo um colar, um broche e uma tiara. O alcance total dos danos ainda está sendo apurado.

O jornal Le Parisien revelou, com base em uma fonte interna do museu, que o maior diamante da coleção, conhecido como Regent, não foi levado. Este diamante pesa 140 quilates e estava montado em uma espada usada por Napoleão em sua coroação, realizada em 1804.

A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, confirmou o ocorrido e participou das investigações já no local, em conjunto com a equipe do museu e a polícia. Ela comunicou que as investigações continuam em andamento.

Por um comunicado oficial nas redes sociais, o Museu do Louvre notificou o fechamento do espaço neste domingo, atribuindo-o a motivos excepcionais.

O Louvre é conhecido como o museu mais visitado do mundo, recebendo quase 9 milhões de pessoas em 2024, sendo 80% de visitantes estrangeiros.

Veja Também