19.5 C
Brasília
domingo, 30/11/2025

Mundo ainda não está pronto para viver sem petróleo, diz Lula

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
83 %
0kmh
0 %
dom
32 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
24 °
qui
22 °

Em Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a exploração petrolífera na Margem Equatorial do Brasil, uma vasta região marítima que se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá e onde o Rio Amazonas deságua no Oceano Atlântico.

Em entrevista no podcast Mano a Mano, Lula destacou que a exploração pode gerar recursos financeiros e energéticos essenciais para o crescimento do Brasil e ressaltou que o mundo ainda não está preparado para abandonar as fontes de energia fósseis não renováveis.

“Sou a favor de avançar na ideia de, um dia, eliminar os combustíveis fósseis, mas sou realista: o mundo não está pronto para viver sem petróleo”, afirmou o presidente, ressaltando que, se bem utilizado, o petróleo pode deixar de ser um combustível tão prejudicial.

“No Brasil, por exemplo, já incorporamos 30% de etanol à gasolina, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa em comparação com outros países. No diesel, já adicionamos 15% de biodiesel, que tende a ser melhor que outros combustíveis”, explicou Lula, argumentando que o petróleo pode financiar a transição energética necessária globalmente.

Lula frisou que o Brasil não pode abrir mão de explorar essa reserva petrolífera. “Não podemos renunciar a essa riqueza, mas devemos garantir que nenhuma atividade cause danos ambientais”, destacou ao comentar sobre os impactos potenciais da exploração na Margem Equatorial.

“Estamos estudando a questão. Se houver petróleo em quantidade significativa, teremos que decidir: explorar ou deixar para outros? É uma decisão de governo que tomaremos com o compromisso de evitar riscos”, afirmou, respondendo às críticas sobre a exploração da região.

“Como explicar o Brasil não fazer pesquisas para saber se há petróleo, tendo uma das empresas mais modernas e especializadas do mundo em prospecção em águas profundas”, questionou Lula, referindo-se à Petrobras. “O Brasil não vai abrir mão de explorar riquezas enquanto países como os Estados Unidos, França, Noruega e Catar continuam a fazê-lo. Precisamos do petróleo para muitos fins, principalmente para exportar e apoiar a transição energética. Isso beneficiará a sociedade brasileira”, concluiu o presidente.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também