A empresa Multiplan, responsável por vários shopping centers no Brasil, informou na última segunda-feira, 19, que seu aplicativo chamado Multi foi alvo de um ataque cibernético ocorrido em 10 de janeiro. Como resultado, dados de usuários podem ter sido acessados sem autorização.
De acordo com o comunicado oficial da empresa, entre os dados que possivelmente foram acessados estão informações cadastrais dos usuários, incluindo a data de validade e os últimos quatro dígitos dos cartões de crédito. A Multiplan garante, porém, que dados mais sensíveis, como o número completo dos cartões, não foram comprometidos.
Nas redes sociais, vários clientes relataram ter recebido mensagens via SMS da Multiplan alertando sobre o vazamento, acompanhadas de um link onde a empresa orienta os consumidores a ficarem atentos a qualquer comunicação suspeita ou uso não autorizado do aplicativo. Além disso, a empresa disponibilizou um endereço de e-mail para esclarecimento de dúvidas.
A companhia informou que já notificou a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) sobre o ocorrido e adotou todas as medidas necessárias para minimizar os riscos. A Multiplan administra centros comerciais como o MorumbiShopping, Shopping Anália Franco, BarraShopping, ParkShopping, BH Shopping, JundiaíShopping, RibeirãoShopping, Pátio Savassi, ParkShopping São Caetano e ParkShopping Canoas.
Em sua declaração, a Multiplan ressaltou o compromisso com as melhores práticas de segurança da informação, transparência e investimentos contínuos para proteger os dados de seus clientes. A empresa pediu desculpas pelo incidente e garantiu que o aplicativo continua seguro e funcionando normalmente.
Estadão Conteúdo
