13.5 C
Brasília
terça-feira, 08/07/2025

Multilateralismo é prioridade urgente, diz Haddad

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
12.3 °
77 %
1kmh
0 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
25 °
sex
24 °
sáb
18 °

Em Brasília

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, destacou a importância do multilateralismo e da globalização focada no desenvolvimento social durante a reunião ministerial de Finanças do Brics, liderada por ele e pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Segundo Haddad, nenhum país, por mais poderoso que seja, pode sozinho enfrentar eficazmente desafios como o aquecimento global ou garantir uma vida digna para a maioria da população mundial. Ele criticou a ideia de criar áreas de prosperidade exclusivas, considerando-a moralmente inaceitável diante da crise global atual.

O discurso, divulgado pela assessoria de imprensa da Fazenda, não foi transmitido ao vivo, e até o momento a apresentação de Galípolo não foi disponibilizada.

As declarações parecem ser uma crítica velada aos Estados Unidos, que começaram a impor tarifas sobre produtos importados após a eleição do republicano Donald Trump, cujo governo defende a política “America First”.

Haddad destacou que a defesa do multilateralismo já estava presente no encontro do G20 no Rio em janeiro do ano anterior, quando foram lançadas iniciativas como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a proposta de tributação progressiva para os mais ricos. Agora, segundo ele, essa defesa se tornou uma necessidade urgente.

Ele defendeu um “multilateralismo do século 21”, que significa uma reglobalização sustentável, apostando em uma globalização que privilegie o desenvolvimento econômico, social e ambiental de toda a humanidade.

Haddad ressaltou que o Brics tem legitimidade para promover essa nova abordagem da globalização devido à sua influência crescente no sistema financeiro internacional. “Representamos quase metade da humanidade e estamos na vanguarda das indústrias que definirão o futuro do desenvolvimento humano. Os Brics simbolizam o futuro”, afirmou.

Veja Também